sábado, 2 de abril de 2011

O político

baseado em um pedaço do filme 'Sai da frente', estrelado por Mazzaroppi.

– Olha aqui duzentos cruzeiros, só pelo trabalho de recarregar – disse o motorista imprudente.

– Não, senhor! Isto é um absurdo – e apontava para as notas em sua mão – não se indeniza um pobre trabalhador do volante com uma migalha como esta.
Foi aí que o político se introduziu na pendenga entre um trabalhador do volante e outro motorista que lhe bateu pelo lado derrubando a mobília que transportava.

E começou o discurso:
“Meus senhores!, meus irmãos!, meus amigos!, meus filhos!, trabalhadores!, todos são iguais perante a lei! (aplausos)

Olhai para esse quadro, para essa afronta, para essa agressão!
Compatriotas da pátria comum, eu também sou do pesado e me fiz por si mesmo! (aplausos)

E digo mais!:Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. (aplausos)

A saúva está lá e essa uva está aqui. (e apontando para uma bela moça recebia mais aplausos) Eu também faço meus trocadilhos.

O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever e eu espero que esse compatriota cumpra o seu dever pagando este operário do volante.

Porque quem não paga aqui, paga lá. Quem não paga lá, paga cá. Quem não paga lá, nem cá; paga cá e lá. (aplausos)

E eu quero terminar auspiciando uma era de trabalho fecundo, de conquistas para a civilização, agora e na hora da nossa morte.’

E dirigindo-se ao infrator:
– Em resumo, senhor tem que entrar com o capital: Mil Cruzeiros de indenização. Eu conheço a sua situação pecuária.
– Tá bom – concordou o pobre.

E pegando o dinheiro foi logo enfiando quinhentos mangos no bolso e dando os outros quinhentos para o trabalhador.

Como lhe olhavam estranho, defendeu-se:
– O que você está olhando? Você só ia receber duzentos, eu te arrumei mais trezentos... E voltou ao discurso:

‘Meus senhores, aproveito a oportunidade – a pedido insistente de amigos meus – para pedir o seu voto.

Porque ruim por ruim, vote em mim. (aplausos)

E agora vamos ajudar este pobre trabalhador a carregar o caminhão.”

E foram todos ajudar o trabalhador do volante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br